Da América: polémica, votos e caça às bruxas

Hoje é dia de Halloween. Esta celebração pagã, que se relaciona com a festividade cristã do Dia de Todos os Santos (tem em comum o uso de velas), é vivida essencialmente nos países anglófonos, com destaque para os Estados Unidos. Doce ou travessura? Nos Estados Unidos da América, por estes dias, vive-se, essencialmente a travessura. Porquê? Há eleições a 8 de novembro!

Doce ou travessura? Travessura, América!

Durante algumas semanas fomos assistindo ao aumento das intenções de voto em Donald Trump. Mesmo com declarações polémicas, xenófobas, discriminatórias, que atentavam contra a dignidade das mulheres, Trump subia nas sondagens. Como é possível? Muitos alegam que a culpa é da candidata democrata e dos seus argumentos frágeis.

Doce ou travessura? Travessura, Hillary!

Hillary Clinton é uma candidata fraca e isso pode justificar parte dos votos no republicano Trump, mas serão os seus argumentos melhores que os de Hillary? Será que os republicanos americanos se revêm e apoiam este candidato presidencial?

Lembrei-me do que impulsionou as duas grandes guerras mundiais. Dos discursos que então eram feitos. Independentemente dos ideais políticos, os discursos de Trump assustam-me mais do que a competência frágil de Hillary Clinton, a mulher traída pelo marido, dentro da Casa Branca. Mas Hillary, quanto a mim, é o presidente menos mau para liderar um país que é potencia mundial. E, se é o menos mau… não é bom!

Doce ou travessura? Travessura, Trump!

Depois foram divulgadas declarações de Trump sobre a forma como lida com as mulheres. Exatamente da mesma forma como eu trato uma banana. Agrada-me, agarro, descasco, trinco e no final atiro o que resta (a casca, por norma) ao lixo. E só depois disto é que o eleitorado feminino acordou e percebeu que não queriam votar em Trump. Só depois disto!! Não se sentiram melindradas quando ele ridicularizou uma jornalista, e tentou menosprezar o seu trabalho, dizendo que “estava menstruada”? Não se inquietaram quando ele ameaçou expulsar os imigrantes? Quando disse que os mexicanos eram violadores?

Confio que o Trump vai perder as eleições. Pouco me importa que ele não reconheça a derrota e que levante suspeita sobre manipulação de resultados. Mas preocupa-me que Trump tenha apoiantes e que eles estejam próximos do poder dos EUA.

Doce ou travessura?

Será que aprendemos alguma coisa com a História? Percebemos o que conduziu o mundo às guerras do século XX? Estamos atentos aos sinais que indiciam a proximidade de novas guerras? Será mesmo que evoluímos?

O mundo não está tão mudado quanto eu pensava. Os valores sociais não estão tão vincados como eu gostaria.

Se calhar, devíamos todos estar mais atentos ao que se passa do outro lado do Atlântico – e isto é mais do que nos limitarmos a importar tradições mais ou menos ridículas que nada têm a ver com a nossa cultura.

Dia 8 de novembro está quase aí. Vamos ver o que escolhem os americanos. Doce ou travessura?

Boa caça às bruxas!

Mau

Mau

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s