As virgens de Vivaldi – Barbara Quick

2016_09_09O início foi péssimo. O fim do livro foi melhor, mas longe de ser marcante. O livro mostra a vida de Anna Maria do Violino dentro do Ospedale della Pietà, onde Vivaldi, o génio da música, era professor. Centrada na procura da sua mãe – que a terá abandonada no Ospedale – a vida de Anna Maria, violinista, está entrelaçada com as intrigas palacianas de Veneza do século XVIII, bem como com as relações mundanas entre padres, freiras e donzelas da aristocracia.

A passagem do tempo na vida de Anna Maria não é perfeitamente perceptível e acabei por, algumas vezes, ter de fazer um exercício matemático para perceber quanto tempo tinha passado.

Sendo que a história não é má, e nota-se que a autora teve muito trabalho a pesquisar alguns dados históricos (nome de personagens da época, edifícios e construções), está longe de ser inédita ou de surpreender. E perde, quanto a mim, claro (!), por dar um único ponto de vista, o de Anna Maria, o que torna monótona a narração e até aborrecida no caso de ser um homem a ler o livro.

O melhor é a linguagem. Simples, com apontamentos de italiano que dá charme às páginas e com descrições magníficas de Veneza e das suas ilhas. Mais do que tentar ouvir a música interpretada por Anna Maria, e escrita por Vivaldi, tentei imaginar-me de novo nas ruas de Veneza ou na ilha de Torcello. Prometo para breve a recordações dessa viagem que me encheu a alma e o coração…

Quanto ao livro… Deu para passar algumas horas distraídas, mas não é um livro para voltar a reler. Corro o risco de estar a ser injusta, mas nisto de opinar há sempre esse risco. Há quem goste, quem não goste e quem seja indiferente. Neste livro de Barbara Quick (autora que não conhecia) há coisas que gosto, coisas que não gosto, mas no balanço final o livro foi-me indiferente.

Assim-Assim

Assim-Assim

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s