A rapariga que roubava livros

A obra de Markus Zusak já deu um filme. Eu não o vi. Mas li o livro. Não acho que seja uma obra-prima, muito menos inédito, mas é um bom livro, e acho que consegue cumprir a sua essência: lembrar que a morte pode acontecer a qualquer segundo, mas até lá… estamos vivos!

Liesel Meminger cruza-se com um livro – um estranho manual do coveiro (pensavam vocês que ser coveiro não tem nada que saber!) – e, mesmo sem saber ler, nunca mais se liberta do gosto pelos livros, e pelas letras.

2016_06_09Em plena II Guerra Mundial, esta menina aprende a ler ao mesmo tempo que aprende a viver com uma nova família e que descobre o poder de Hitler. A II Guerra Mundial continua a ser o atelier preferido de alguns escritores e continua a ser praticamente garantia de sucesso num livro. Porquê? Eu acho que ainda nos surpreendemos com a malvadez humana, e parece que cada vez que ouvimos relatos da maldade que habitou a Terra nesses anos ficamos mortificados e envergonhados. É por isso. O contexto de guerra dá um tom mais cinzento à história, agravado pelo tempo frio da Alemanha. A cada linha paira uma sombra… a sombra da morte (o narrador improvável), dos dias frios, da fome, da pobreza. Sempre a sombra!
Por outro lado, há pequenos raios de sol que conseguem mostrar-se através da sombra. É a vida que prossegue.

É uma história triste, com um final que não pode ser classificado como feliz nem triste, que mostra que a vida e a morte andam juntas, lado a lado, apoiadas por palavras cuja força há de ser sempre maior que a força. A escrita é simples, descritiva.

É uma boa história, um bom livro.

Bom

Bom

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s