O futebol ‘fazedor’ de sonhos

Somos um povo que gosta de futebol. Uns mais, outros menos, mas serão muito poucos os que lhe ficam indiferentes. A semana que passou explica a razão: o futebol faz sonhar e conta histórias de pequenos que se agigantam, de grandes que mingam, traz alegria e tristeza, sorrisos e lágrimas.

Lágrimas não faltaram no Estádio Cidade de Coimbra. 14 anos depois, a Académica volta a descer à II Liga. Adeptos e jogadores saíram do estádio banhados em lágrimas. Este é um clube histórico, com adeptos fervorosos, que desperta o carinho de muitos por todo o país, mas todos os anos vive a mesma aflição de se salvar da despromoção nas últimas jornadas. Este ano chumbou no exame – como já se escreveu – e a Briosa desce de divisão.

No sentido inverso está o Desportivo de Chaves, que regressa à I Liga. Chaves sonhou, lutou e conseguiu voltar ao convívio dos ‘grandes’. Em Chaves fez-se festa ‘rija’, à custa de um treinador – Vítor Oliveira – que já subiu à I Liga 9 equipas. Um verdadeiro ‘rei das subidas’, que também já tinha feito o mesmo com a Académica.

2016_05_09E o mesmo Vítor Oliveira ajudou a embalar o sonho de outro clube que sorriu muito na semana passada: o Arouca. Vítor Oliveira levou o clube à I Liga e 3 anos depois de chegar à competição, o clube liderado pelo empresário Carlos Pinho alcança o impensável para muitos: vai disputar a Liga Europa!

Lito Vidigal transformou uma equipa que tinha andado dois anos a lutar para não descer de divisão, num grupo de atletas ambiciosos, a quem mostrou que não deviam ficar apenas pelo sonho, tinham de o construir! E, no sofá de casa de um jogador, o plantel reuniu-se para ver o jogo do rival – um Leicester português, com certeza! – e festejou a derrota do adversário que se transformou na maior conquista do pequeno clube nortenho até ao momento.

Se sonhar é bom, realizar os sonhos é fantástico! Sigam o exemplo.

No mundo do futebol é sempre assim: uns a ganhar, outros a perder. Neste momento, ficamos então com uma situação…

Assim-Assim

Assim-Assim

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s