Parque Ambiental do Bucheiro – Ribeira de Pena

Chegados a Ribeira de Pena, o centro da vila mostra-nos o mesmo que as paisagens vistas ao longo do percurso: tranquilidade. Como tinha feito uma pesquisa prévia, tinha definido o que gostaria de ver. E eu queria ver o cavalo garrano e o ‘bamby’. Por isso, tinha de visitar o Parque Ambiental do Bucheiro.

Situado numa encosta, e com o Centro de Interpretação Ambiental junto ao portão principal, a entrada foi, por si só uma surpresa: 18 hectares de parque para ver sem qualquer custo!

2016_04_21_1

Fui recebida pela família de garranos. Simpáticos e afáveis, bem menos receosos que eu, aproximaram-se para serem acariciados. Ah, como vos percebo! O mimo é bom! Competiram entre eles para serem acariciados e posaram para as fotos. Lindos!

Por entre a calçada empedrada, protegidos do calor pela sombra das árvores do parque, fui percorrendo o percurso principal, com a ajuda do mapa (gratuito) que me entregaram na entrada. O veado e o corço, quase camuflados na paisagem, são menos envergonhados que a raposa ou o javali. O ribeiro que atravessa todo o parque é a ‘cereja no topo do bolo’ do cenário bucólico e relaxante. Há pontes, há um moinho, um jardim de aromáticas… E, se o percurso for cansativo, há sempre um banco para sentar e desfrutar da paisagem.

A infraestrutura está bem pensada, agradável a quem visita – embora me tenha parecido que alguns pássaros não pensam o mesmo e que gostariam de ver os seus aposentos aumentados, para poderem esticar bem as asas.

Depois de umas horas bem passadas no aconchego da natureza, à saída voltei a despedir-me dos garranos. Pressinto que eles vão ter saudades minhas. Quem diria que um município tão pacato teria surpresas tão boas!

Muito Bom

Muito Bom

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s