A rapariga das laranjas – Jostein Gaarder

Infelizmente a primavera tarda e não podemos pensar em grandes passeios para o fim de semana que se avizinha. Continuamos num abril que não tem prometido muito mais que águas mil!

No meio deste desespero chuvoso que nos salvem os livros: pela companhia que nos fazem, pelos mundo que podemos percorrer através das suas páginas. E, como hoje acordei triste, lembrei-me de ‘A rapariga das laranjas’, de Jostei Gaarder.

2016_04_14O livro é triste do princípio ao fim. É triste e deixa o leitor triste. Fala de morte e da sua superação, mas também da vida. Como pensamos a nossa existência neste pequeno planeta inserido num universo tão grande? Será que, se soubéssemos exatamente como e quando a nossa vida acabaria, teríamos escolhido viver alguns anos e experimentar as maravilhas que o nosso mundo nos proporciona? Ou a certeza de sofrer e fazer sofrer com a partida anulavam o prazer de viver? Todos nós sabemos que um dia vamos morrer. Mas será que já pensamos nesse momento? Quem irá chorar por nós?

São estas as questões que surgem quando Georg recebe a carta que o pai lhe deixou há 11 anos, antes de falecer.

O livro leva-nos ainda a pensar noutro aspeto, bem mais prático do que escolher viver ou não viver. Como, depois de uma bonita e feliz história de amor, reencontrar alguém para ocupar o vazio deixado pela perda?

Vale a pena ler e fazermos as perguntas a nós mesmos. Só se vive uma vez, e não se sabe por quanto tempo!

São páginas inquietantes, fizeram-me colocar diante dos meus pensamentos questões nas quais nunca havia pensado. No entanto, foi um momento de leitura…

Muito Bom

Muito Bom

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s