A Civilização do espetáculo – Mario Vargas Llosa

Hoje de manhã ao passar os olhos pelas notícias dei de caras com promessas de bofetadas, pareceu-me imediatamente que algo não estava bem: nem com notícias, nem com os seus protagonistas, nem com a temática cultural em geral. Imediatamente vieram-me a cabeça as palavras de Mario Vargas Llosa em A Civilização do espetáculo. Na minha opinião, e depois de ler as grandes palavras deste magnífico escritor, a melhor bofetada ainda é uma boa escrita.

2016_04_07Publicado após o autor receber o Nobel da Literatura, este é um livro que não se preocupa com as aparências. Vargas Llosa é acutilante. Sabe usar as palavras como ninguém, algo que, diz o autor, lhe ficou do prazer de ler livros. Um prazer que, entende, só se consegue com o manusear do papel e que os tablets nunca conseguirão igualar.

Concorde-se ou não – e concordo com praticamente tudo o que escreveu – vai gostar de ler. É uma análise pertinente aos nossos dias, aos meios de comunicação social e seus atores, e ao estilo de vida que se instalou. Com base em acontecimentos reais, e recorrendo a exemplos, Vargas Llosa dá a sua opinião sobre o espetáculo em que transformamos a nossa vivência. Preocupados com a imagem, atentos ao sensacionalismo, amantes de literatura ligth (que para o autor é sinónimo de idiota e não ligeira ou leve), perdemos valores e princípios muitas vezes sem nos apercebermos, e tudo em nome de uma modernidade que nos estupidifica.

Ao mesmo tempo que nos dá a sua opinião, Vargas Llosa dá-nos a conhecer a opinião de outros autores – grandes vultos da literatura mundial – sobre os mesmos temas. Umas vezes para refutar as suas posições, outras para as vincar ainda mais. Assim, partilha com o leitor trechos de outras obras que, se ainda não conhecemos, ficamos com vontade de ler e conhecer.

Não é um livro para ter na mesa de cabeceira pelo simples facto de não nos deixar adormecer. Estimula-nos a mente e obriga-nos a pensar sobre o que nos rodeia. E pensadores, lamenta Vargas Llosa, precisam-se!

Aproveitem o fim de semana (parece que vai ser de chuva) para ler e abrir a mente a uma primavera de ideias e coisas boas.

No Paraíso

No Paraíso

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s