O jornalismo e as pessoas que o mundo precisa

Há coincidências! Mesmo!

Ontem fui ao cinema. Já andava há algum tempo a procurar uma vaga na agenda para me enfiar numa sala de cinema a ver «O caso Spotlight». Só lamento que ir ao cinema seja um luxo tão caro que me faz sempre ponderar e limitar o número de vezes que o faço.

O filme vale a pena. Lembra-nos a essência do jornalismo, o vasculhar tudo, independentemente de pressões, mas também mostra que há muito poucos jornais com capacidade para ter uma equipa de 4 jornalistas a trabalhar meses a fio numa investigação. E se o jornalismo não é só isto – tem também as notícias de atualidade, acidentes, etc. -, ele deve também ter isto: fazer as perguntas incómodas, investigar, ter tempo para refletir e analisar a informação que há para voltar a perguntar. (http://filmspot.pt/trailer/spotlight-314365/)

E eis que surge a coincidência: no caminho de regresso a casa ouço a notícia que um consórcio de jornalistas conseguiu descobrir os caminhos usados por líderes mundiais, políticos e não só, para esconder fortunas e fazer ‘lavagem de dinheiro’. (https://panamapapers.icij.org/)

2016_04_04

Nos dois casos, o Spotlight e o Panama Papers, não revelam nada que nós não saibamos, infelizmente. Mas exigiu paciência e persistência da parte de quem investigou para ter a certeza do que acontecia, e revelar os factos somente quando tudo pudesse ser provado.
E, enquanto eles faziam a investigação, o que fizemos nós? Não sabíamos que isto existia? A resposta parece-me óbvia. O que fizemos? Olhámos para o lado e fizemos vista grossa. A diferença deve começar por cada um de nós, se queremos um mundo melhor.

 

Muito Mau

Muito Mau

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s