Portugal por água abaixo

Hoje Portugal amanheceu com sol! Felizmente a chuva deu tréguas e os rios começam a acalmar a sua correria e a voltar para os seus leitos. A invasão foi grande e não é apenas com um dia de bom tempo que se vai reparar tudo o que a água estragou.

Coimbra foi um dos pontos do país mais afectado com a subida do Mondego, agressiva e imparável, a cobrir as duas margens da cidade. De um lado, o Basófias quase foi passear ao Parque Verde; do outro, o Convento de Santa Clara à Velha ficou de tal maneira mergulhado nas águas que, onde outrora rezavam freiras, nadavam agora enguias.

Em menos de um mês, este cenário repetiu-se por duas vezes e ainda que a natureza seja imprevisível parece-me que algo falha na prevenção deste tipo de catástrofes. Nas páginas dos jornais, podemos assistir a um empurrar de culpas entre os responsáveis das entidades que têm por obrigação gerir o nosso país e o seu património, quer seja ao nível local ou nacional. A previsão de chuvas fortes foi largamente anunciada, o rio está ali desde sempre e os planos de emergência deviam existir. Então o que falha sempre?

Pergunto sem acusações. Gostava de efectivamente perceber o que falta descobrir, estudar e fazer para que estas situações sejam mais controladas e os prejuízos se possam minimizar. Afinal, se estamos a falar de coisas que acontecem todos os anos, acho que já devíamos ter percebido onde estamos a falhar e como nos podemos preparar melhor para elas…

Estas imagens de Coimbra são um exemplo que não é ímpar e que se pode estender a vários outros pontos do país!

Isto é, sem dúvida…

Muito Mau

Muito Mau

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s