A Indepência

Vivia-se então o ano de 1640, os portugueses hastearam novamente a bandeira portuguesa depois da perda da soberania para os nossos vizinhos espanhóis. D. João IV subiu ao trono e recuperamos novamente naquele primeiro de dezembro o direito a ser um país.

Restauramos a Independência!

2015_11_26

Anos mais tarde, em 1910, com a Instauração da República, este foi também o dia escolhido para que fosse hasteada, pela primeira vez, a nossa actual bandeira. Numa medida patriótica, aquela primeira república tornou este dia feriado: para que o povo não esqueça, para que a história tenha espaço reservado para as memórias das grandes batalhas de uma nação!

Em 2012, o XIX Governo Constitucional transformou este feriado num qualquer dia útil. É certo que a História se vai escrevendo com o passar dos tempos e dos acontecimentos, esta não foi a primeira vez que se mexeu no calendário dos feriados em Portugal (nem no mundo, certamente), mas será que o fim dos feriados nos fez avançar? Ou será que devíamos lutar por algumas memórias que constroem pedaços fundamentais deste jardim à beira mar plantado que, neste dia, podemos voltar a chamar Portugal?

Mau

Mau

 

 

 

 

PS. Dado este contexto, não podia deixar de hastear a bandeira de Portugal outra vez…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s