Doces de Arouca: do convento sai o pecado

Tem anos e anos de existência, mas ainda hoje, ao cair-nos na boca, desperta quase todos os sentidos e acorda o pecado da gula. A textura é perfeita, o sabor mantém-se imaculado ao longo dos anos e a forma artesanal com que ainda hoje são feitos envolvem os doces conventuais de Arouca numa mística, também ela, deliciosa.

São tantos e tão bons! Eu sou gulosa, é certo, mas gosto de comer bem e não de comer qualquer coisa. Nem todos gostamos do mesmo, também é certo, mas com uma variedade tão grande de doces, hão de render-se a algum! Eu gosto particularmente das castanhas doces (à base de ovos) e das morcelas doces. Oh categoria! Já estou a salivar e não tenho nenhum deles por perto.

Doces Conventuais

As castanhas são pequeninas, amarelinhas. São feitas manualmente, uma a uma, e depois vão a tostar, cada uma num espeto que uma habilidosa gira delicadamente, nas brasas. Vão numa dentada só.

Para as morcelas, bem como para todos os outros doces conventuais de Arouca (charutos, barrigas de freira, pedras parideiras ou bola de S. Bernardo), o processo é igualmente cuidado e artesanal. Ir a Arouca e não provar estas maravilhas, isso sim é um pecado.

As receitas saíram do convento pela mão da última criada das monjas, aquando da morte da última religiosa que aí viveu. Ficaram na família e ganharam vida pela mão do senhor Manuel Bastos. São as mesmas receitas, a mesma maneira de elaborar os doces, e uma preocupação em conseguir os ingredientes mais genuínos e naturais. As minhas papilas gustativas agradecem!

Os nossos antepassados viviam de forma diferente de nós, comiam de forma diferente, mas não consigo afirmar que viviam mal. Alguns, talvez, mas outros, os privilegiados… Basicamente, é como hoje em dia!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s