O definitivo regresso

Estamos a meio de setembro e segundo o calendário escolar as aulas começam amanhã, esta é a ordem do definitivo regresso. Ao primeiro toque da primeira lição acabam-se as férias, os dias de preguiça, o dolce fare niente! Voltamos ao trabalho, agora mais que nunca e todos sem exceção: graúdos e miúdos. É assim que se enchem as estradas e se esvaziam as esplanadas, acabou o Verão!

O tempo, esse, também já vai tímido. Já fomos apanhados pelas primeiras caras cinzentas e cheiros de chuva, a temperatura desceu e as noites são cada vez maiores e mais frias. É o Outono a querer vir sentar-se no seu lugar. Assim sendo, estamos na altura de refletir sobre o mundo e sobre tudo o que se passa do outro lado da nossa janela…

  • a crise económica continua;
  • a falta de emprego não desapareceu;
  • o problema dos refugiados está na ordem do dia;
  • as eleições estão quase aí…

É urgente pensarmos no rumo de Portugal, da Europa e do mundo, do papel que queremos ter neste futuro que começa hoje, porque todos os dias começa um futuro e nós temos que saber o que fazer para cumprir a nossa missão.

Hoje de manhã, comecei o dia a ouvir a entrevista da jornalista da Renascença, Aura Miguel, ao Papa Francisco. Independentemente de todos os credos religiosos, considero este Papa uma pessoa fantástica, capaz de abordar todos os assuntos com uma clareza e uma simplicidade que sempre me toca no coração. A ler a entrevista e as suas palavras sobre o nosso presente e todas as coisas que atualmente estamos a viver, ficou-me na cabeça uma frase que vale a pena ler e reler até que lhe tenhamos tirado todo o sentido e o tenhamos compreendido dentro de nós.

Neste regresso, é preciso que aprendamos “Três linguagens: pensar o que se sente e o que se faz, sentir o que se pensa e o que se faz, fazer o que se sente e o que se pensa.”

Pormenor da Praça de S. Pedro (Vaticano)

Pormenor da Praça de S. Pedro (Vaticano)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s