A Fenda

A FendaDepois de ler obras de determinados autores percebemos perfeitamente porque é que eles são Prémio Nobel da Literatura (e, sim, eu adoro Saramago!). Não conhecia Doris Lessing, mas já colmatei esta falha e estou rendida à sua escrita e imaginário.
A maioria dos livros prende-nos a partir das 10 páginas. Porquê? Porque só a partir daí nos embrenhamos na história e já memorizámos os nomes das personagens e as relações entre elas. Isso não acontece com «A Fenda». Desde a primeira linha que ficamos presos à história e à fantástica imaginação do autor. Tem muitas personagens, mas o importante nesta história não são os seus nomes, mas os factos ‘históricos’ que elas impulsionam.
Começamos a ler e, apesar de sabermos que isto não aconteceu, pensamos: isto podia ter acontecido. Tudo é plausível! Não é um imaginário pobre e fantasioso.
A história reinventa os primórdios da humanidade, e para gáudio meu, na perspetiva de as mulheres terem sido as responsáveis pelo mundo que hoje temos. Que maravilha! Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha? Quem nasceu primeiro, o homem ou a mulher? A mulher! A mulher é a mãe da humanidade.
O livro retrata as disputas e divergências entre Fendas e Monstros, numa convivência nem sempre desejada. Ah, se era assim nos primórdios da história da humanidade, então as relações entre os humanos, e entre homens e mulheres mais concretamente, não evoluiu muito. E eu acredito nisto. Apesar dos contextos sociais terem mudado, a humanidade é permeável a paixões, à curiosidade e aos afetos.
Um livro estupendo e recomendado.
Nem todos podemos ser Prémio Nobel. Mas todos podemos ler um autor premiado. Ainda agora acabei e já o relia outra vez.

A Fenda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s